segunda-feira, 25 de julho de 2011

Sobre morar sozinha

Enquanto uns lamentam a morte da Amy Winehouse (e eu não sou desse grupo) ou reclamam do retorno precoce da volta às aulas (agora sim, eu estou incluída), eu apenas tento sobreviver à minha temporada absolutamente sozinha em casa. E quando eu digo sozinha, quero dizer que o meu irmão que mora comigo resolveu passar o mês no interior que meus pais vivem e me abandonou em São Luís, sozinha, sem comida congelada na geladeira e nenhuma perspectiva de mudar esse quadro. Quem me conhece, sabe que eu muito reclamo da bagunça que ele faz na casa, das respostas grosseiras que ele me dá e da vida mansa e despreocupada que aquele pré-vestibulando leva - por isso, eu afirmo: quando eu sinto falta até dele, é porque as coisas de fato estão graves.
As visitas são constantes, mas nada muda a responsabilidade que eu tenho nas costas. Nada muda o fato de que, em momentos como esse, o único barulho no apartamento inteiro é o dos meus dedos maltratando o teclado. Nada muda o fato de que algumas vezes o único som humano é o do meu pensamento. Eu até costumo conversar sozinha, mas não aturo mais só a kinha companhia. Ah, e começo a ver vultos, também, principalmente à noite depois de assistir "A Hora do Pesadelo". Isso vai enlouquecendo as pessoas, sabe? Olha que eu sempre fui alguém muito solitária e nunca fiz questão de muitas pessoas, mas é deprimente acordar pela manhã e não ter ninguém para dar bom dia.
Quando eu tinha 14 anos, o meu sonho era morar sozinha em um apartamento pequeno para que eu pudesse passar o dia tomando sorvete e assistindo TV pelada – se vocês morassem numa cidade de extremo calor como essa, entenderiam o “pelada”. Mas nas atuais circunstâncias, meu sonho é que meu namorado saia do plantão no hospital e venha almoçar comigo. Porque as coisas começam a ficar deprimentes por aqui. Enquanto isso, eu vou ligar o Media Player no último cd do Marcelo Camelo (cujo nome é o mesmo desse blog) e continuar a reler Ensaio Sobre a Cegueira – talvez para, em face do que Saramago escreveu, começar a me sentir um pouco mais normal.

4 comentários:

  1. C'est la vie, não é mesmo? Também gosto de solidão, mas não tanto. Preciso de alguns, bons e poucos, à minha volta, senão me sinto muito FOREVER ALONE. :~
    Não nasci para morar sozinha, embora gostasse de pensar que daria certo, na minha adolescência. Agora sei que voltaria correndo para casa, com o rabo entre as pernas. Quer dizer, é isso mesmo.


    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Sou filho único e as pessoas sempre acham que sei lidar melhor com a solidão por esse motivo... Mas não é totalmente verdade, quando minha mãe viaja e fico sozinho em casa me pego extremamente entediado, acho muito chato ter que fazer as obrigações domesticas, passo a sentir raiva do meu cachorro quando ele suja o quintal... Além do mais, ficar sozinho é muito chato, não ter ninguém para conversar, rir, discutir, assistir, dividir o silêncio, sabe?!

    E eu preciso dizer (de novo!) que te admiro muito por estar cursando duas Faculdades ao mesmo tempo. E te admiro ainda mais por saber lidar com o fato de não ter férias.

    E vou tentar postar com mais frequência, e você também, não desaparece!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do blog, Deyse! E o plano de fundo está uma gracinha com chocolate, Torre Eiffel e Summer&Seth. Eu também sempre tive o sonho de morar sozinha, mas considerando o fato de que estou reclamando em almoçar sozinha no restaurante da faculdade antes de ir ao estágio... acho que ainda tenho tempo e muito o que amadurecer até esse dia chegar. Poxa, eu amo "Ensaio sobre a Cegueira" mas acho que se estivesse me sentindo só, optaria por uma leitura menos claustrofóbica. Quer uma dica? Baixe séries, assista vlogs no YouTube e filminhos que ninguém quer ver com você... isso sempre ajuda. Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Sabe que meu sonho é morar sozinho? Juro pra você. Aqui em casa eu não tenho nada só meu. Nada. Fora que a privacidade manda um beijo bem longe de mim quando eu mais preciso. Não posso falar ao celular sem ser ouvido, não posso escrever em qualquer horário porque sempre vai ter alguém pra me chatear... Enfim, morar só tem um lado bem positivo. Por outro, o status forever alone fica impregnado na gente, né? Muito ruim :/ Mas já que você tá na internet, arrase descobrindo coisas novas, tipo cantores novos, bandas novas ou até mesmo blogs novos. Muitas vezes ajuda quando tô solitário, ao invés de piorar minha situação. E eu vejo MUITA série, muita mesmo s2 Todas ama! Faça sozinha o que não fazem com você! Arrase!

    Beijooo :*

    ResponderExcluir